289 MIL CLIENTES ESTÃO SEM LUZ NA ZONA SUL DEVIDO AO CICLONE EXTRATROPICAL

A intensificação dos ventos sobre a região sul do estado durante a madrugada e a manhã desta desta quinta-feira (13) fez com que o número de clientes sem energia aumentasse. Até às 21h10 de ontem, a CEEE Equatorial contabilizava a quantidade de 144 mil desabastecidos e após atualização, realizada às 16h de hoje, o número já era de 165 mil consumidores.
No total, somando os 75 municípios existentes na área de concessão, são 695 mil clientes desabastecidos como reflexo do ciclone extratropical. Em razão disso, as equipes estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia nessas regiões, porém os estragos foram significativos e impactam no tempo de resposta para o retorno do serviço.
O maior número de afetados pela falta de energia segue sendo em Pelotas, onde há 120 mil consumidores desabastecidos. Em Rio Grande, o número ou de 28 mil para 83 mil clientes. Em São José do Norte, permanecem 15 mil usuários sem luz. Em Piratini são 10 mil unidades consumidoras afetadas e em Capão do Leão outras 12 mil.
Um dos casos atendidos em Rio Grande aconteceu no cruzamento das ruas Vice-Almirante Abreu e Duque de Caxias, onde um cabo de alta tensão arrebentou, situação que levou ao isolamento da área. Além disso, outras equipes da atuavam na zona central para a religação das chamadas chaves fusíveis, equipamentos que desarmam para evitar curto e queda da rede.
Durante a noite foram espalhadas pelas redes sociais informações de que a concessionária cortaria a energia dos municípios como medida preventiva. O boato foi desmentido pela empresa que afirmou que não haveria qualquer tipo de desligamento programado e reforçou que em função das rajadas de vento poderiam haver cortes causados por danos na rede.
A empresa também divulgou os canais de atendimento estão à disposição da população. São eles:
- Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
- Site papareianews.diariodoriogrande.com;
- Teleatendimento: 08007212333;
- SMS: Para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia.