NOVOS SEMÁFOROS E FAIXAS DE SEGURANÇA ELEVADAS ESTÃO SENDO INSTALADOS PELA SMMUA

  • A médio prazo, as faixas deverão ser instaladas em todas as vias da cidade

A prática da contenção de gastos tem sido adotada até mesmo pelos órgãos da istração pública, como uma medida para ajustar as contas e cumprir com as obrigações assumidas. Aqui em Rio Grande não é diferente e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e ibilidade – SMMUA também foi inserida nesse contexto, tendo que reajustar os projetos e executá-los conforme as possibilidades.

De acordo com o secretário Edson Lopes, todas as ações previstas receberam classificações e estão sendo colocadas em prática atendendo rigorosamente ao que foi estabelecido. A curto prazo, foram instaladas faixas de segurança elevadas e três novos semáforos estão entrando gradativamente em funcionamento.

As faixas de segurança elevadas vão muito além de simplesmente propiciar um espaço seguro para a travessia de pedestres. Elas também são importantes aliadas, quando o assunto é ibilidade.

Conforme Lopes, em virtude da falta de mão de obra suficiente para promover o rebaixamento das calçadas, é possível que o cadeirante atravesse de um lado a outro da via sem transtornos, pois elas estão posicionadas ao nível do eio público. Por dia, são instaladas duas faixas e essa é uma parceria entre as secretarias de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, onde a primeira, por meio de seu núcleo de engenharia, realiza o projeto e a sinalização e a segunda executa.

A médio prazo, a ideia é implantá-las em todas as ruas da cidade, pois elas também servem como redutores de velocidade para aqueles motoristas que não respeitam quem aguarda para atravessar. No balneário Cassino, haverá a instalação de duas delas, uma na Avenida Rio Grande, em frente à igreja, e a outra na esquina da Avenida Atlântica com a Rua Arroio Grande.

Projetos como o do binário, vias de o para a nova rodoviária e as linhas de ônibus que atenderão o novo terminal também estão sendo estudados. No que diz respeito ao último item, a pasta está analisando o tipo de veículo que será colocado em circulação, em razão da necessidade do acomodamento de bagagens dos ageiros que desembarcarem no município.

zoom_5820c3474efccOs motoristas que circulam pela Val Porto já perceberam a existência de um novo semáforo, localizado no entroncamento com a Rua Lázaro Zamenhof, no Lar Gaúcho. A intenção, segundo Lopes, foi de disciplinar o tráfego de veículos naquele ponto, que é considerado um dos principais os do bairro. A SMMUA estuda, inclusive, a possibilidade de retirar a sinaleira existente alguns metros antes, na esquina com a Rua Bertoldo Klinger.

Outros dois pontos do município também receberão semáforos para controlar o tráfego e evitar acidentes. O primeiro deles, que será colocado em funcionamento na próxima semana, é do cruzamento da Silva Paes com Francisco Marques, local que já registrou várias colisões e o segundo é na esquina das Avenidas Pelotas e Argentina.

Outros diversos projetos circulam pelas repartições da secretaria, entre eles a possibilidade de extensão das ciclofaixas até a Rua Francisco Marques, com o sentido bairro-centro pela Vice Almirante Abreu e o inverso pela General Vitorino. Poderá haver ampliação também na ciclofaixa da Avenida Uruguai, que aria pela Rua Pinto Bandeira e chegaria na Saturnino de Brito, totalizando mais de oito quilômetros de faixas exclusivas.

Quer receber as atualizações do blog diretamente em seu e-mail? Então assine a nossa newsletter e seja um dos primeiros a saber das novidades aqui postadas.

Texto: Rodrigo de Aguiar

Foto: Assessoria de comunicação PMRG

[email protected]

Nenhuma TAG nesta notícia