NOVOS SEMÁFOROS E FAIXAS DE SEGURANÇA ELEVADAS ESTÃO SENDO INSTALADOS PELA SMMUA

-
A médio prazo, as faixas deverão ser instaladas em todas as vias da cidade
A prática da contenção de gastos tem sido adotada até mesmo pelos órgãos da istração pública, como uma medida para ajustar as contas e cumprir com as obrigações assumidas. Aqui em Rio Grande não é diferente e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e ibilidade – SMMUA também foi inserida nesse contexto, tendo que reajustar os projetos e executá-los conforme as possibilidades.
De acordo com o secretário Edson Lopes, todas as ações previstas receberam classificações e estão sendo colocadas em prática atendendo rigorosamente ao que foi estabelecido. A curto prazo, foram instaladas faixas de segurança elevadas e três novos semáforos estão entrando gradativamente em funcionamento.
As faixas de segurança elevadas vão muito além de simplesmente propiciar um espaço seguro para a travessia de pedestres. Elas também são importantes aliadas, quando o assunto é ibilidade.
Conforme Lopes, em virtude da falta de mão de obra suficiente para promover o rebaixamento das calçadas, é possível que o cadeirante atravesse de um lado a outro da via sem transtornos, pois elas estão posicionadas ao nível do eio público. Por dia, são instaladas duas faixas e essa é uma parceria entre as secretarias de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, onde a primeira, por meio de seu núcleo de engenharia, realiza o projeto e a sinalização e a segunda executa.
A médio prazo, a ideia é implantá-las em todas as ruas da cidade, pois elas também servem como redutores de velocidade para aqueles motoristas que não respeitam quem aguarda para atravessar. No balneário Cassino, haverá a instalação de duas delas, uma na Avenida Rio Grande, em frente à igreja, e a outra na esquina da Avenida Atlântica com a Rua Arroio Grande.
Projetos como o do binário, vias de o para a nova rodoviária e as linhas de ônibus que atenderão o novo terminal também estão sendo estudados. No que diz respeito ao último item, a pasta está analisando o tipo de veículo que será colocado em circulação, em razão da necessidade do acomodamento de bagagens dos ageiros que desembarcarem no município.
Os motoristas que circulam pela Val Porto já perceberam a existência de um novo semáforo, localizado no entroncamento com a Rua Lázaro Zamenhof, no Lar Gaúcho. A intenção, segundo Lopes, foi de disciplinar o tráfego de veículos naquele ponto, que é considerado um dos principais os do bairro. A SMMUA estuda, inclusive, a possibilidade de retirar a sinaleira existente alguns metros antes, na esquina com a Rua Bertoldo Klinger.
Outros dois pontos do município também receberão semáforos para controlar o tráfego e evitar acidentes. O primeiro deles, que será colocado em funcionamento na próxima semana, é do cruzamento da Silva Paes com Francisco Marques, local que já registrou várias colisões e o segundo é na esquina das Avenidas Pelotas e Argentina.
Outros diversos projetos circulam pelas repartições da secretaria, entre eles a possibilidade de extensão das ciclofaixas até a Rua Francisco Marques, com o sentido bairro-centro pela Vice Almirante Abreu e o inverso pela General Vitorino. Poderá haver ampliação também na ciclofaixa da Avenida Uruguai, que aria pela Rua Pinto Bandeira e chegaria na Saturnino de Brito, totalizando mais de oito quilômetros de faixas exclusivas.
Quer receber as atualizações do blog diretamente em seu e-mail? Então assine a nossa newsletter e seja um dos primeiros a saber das novidades aqui postadas.
Texto: Rodrigo de Aguiar
Foto: Assessoria de comunicação PMRG