MISSA DE POSSE DE DOM JORGE PIEROZAN ACONTECE NO PRÓXIMO SÁBADO (24)

-
No dia 10 desse mês, Dom Jorge celebrou a missa de encerramento de sua missão junto à Arquidiocese de São Paulo. Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Acontece no próximo sábado (24), na Paróquia Sagrada Família Centro, a partir das 15h, a posse canônica do quarto bispo da história da Diocese do Rio Grande. Dom Jorge Pierozan assumirá após a saída de Dom Ricardo Hoepers que foi eleito secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em maio do ano ado.
O religioso será responsável pela istração de uma área composta por 18 paróquias, localizadas nas cidades de Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Santa Vitória do Palmar e Chuí. No dia 10 desse mês, Dom Jorge celebrou a missa de encerramento de sua missão junto à Arquidiocese de São Paulo.
A notícia de sua nomeação pelo Papa Francisco foi conhecida no dia 22 de junho e de lá para cá os dias foram dedicados ao processo de transferência. Para o dia 24 estão sendo aguardados bispos de diversas regiões, entre eles Dom Odilo Scherer, da Arquidiocese de São Paulo, e Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB.
Durante o período em que a Diocese ficou sem a presença de um bispo, as atividades foram coordenadas pelo pároco da Catedral de São Pedro, padre Gil Raul Júnior, eleito diocesano pelo Colégio de Consultores. A função exercida por ele compreendeu a istração nos âmbitos econômico, financeiro, pastoral e litúrgico.
Ao longo de sua atuação à frente da Diocese houve a ordenação de cinco diáconos permanentes e um transitório, que será ordenado padre posteriormente. Gil também fez questão de mencionar que ao longo desse tempo não atuou sozinho, tendo o apoio do Colégio de Consultores nos momentos de decisões.
“Era para ser um tempo breve, mas que se estendeu por mais de um ano. A Diocese caminhou com tranquilidade ao longo de todo este período. Sou grato a Deus por ter me abençoado nesta caminhada. Agora, vamos arregaçar as mangas e trabalhar junto com Dom Jorge na condução da evangelização na nossa Diocese”, finalizou Gil.