MARINHA DO BRASIL ENCAMINHA NAVIO AO RS PARA AUXILIAR NA RETOMADA DA NAVEGAÇÃO APÓS ENCHENTES

  • Conforme a Marinha, a expectativa é de que o trabalho hidrográfico realizado pelos navios contribua para o restabelecimento das rotas seguras aos navegantes. Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Entre os dias 22 a 28 de agosto, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) Vital de Oliveira (H39) estará na costa gaúcha realizando trabalhos científicos em apoio à retomada da navegabilidade na região. O emprego da embarcação é mais um dos esforços da Marinha do Brasil no atendimento do Rio Grande do Sul em razão dos desdobramentos das enchentes registradas no mês de maio.

De acordo com a força naval brasileira, o navio registrará a situação do balizamento, do contorno da costa, dos pontos notáveis, dos atracadouros, das estações maregráficas e a existência de possíveis perigos à navegação. Essas atividades antecederão os trabalhos de sondagem batimétrica do canal principal entre Rio Grande e Porto Alegre, que será realizado pelo Navio Hidroceanográfico Amorim do Valle (H35).

Ainda conforme a Marinha, a expectativa é de que o trabalho hidrográfico realizado pelos navios contribua para o restabelecimento das rotas seguras aos navegantes. Os dados coletados pelas embarcações serão reados à Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha, que é responsável pela produção e divulgação de informações de segurança da navegação e do ambiente marinho.

Com 78 metros de comprimento, o NPqHo Vital de Oliveira foi incorporado à Marinha em maio de 2015 e conta com capacidade para o transporte de 140 homens, sendo 90 tripulantes e 50 cientistas e técnicos científicos. Entre os equipamentos de pesquisa que compõem sua estrutura destacam-se cinco laboratórios e um veículo de operação remota, capaz de operar a uma profundidade de até quatro mil metros.