FURG TERÁ 20 FORMATURAS EM FORMATO VIRTUAL ENTRE JUNHO E JULHO

  • Cerimônias vão outorgar grau a estudantes que concluíram seus cursos no segundo semestre letivo de 2020. Foto: Divulgação/Furg

Com a pandemia e seus impactos pautados em medidas de distanciamento social e de prevenção a aglomerações, o contexto operacional da Furg mudou como um todo. No caso das outorgas de grau, antes um momento de celebração ao lado de amigos, familiares, colegas e professores, precisou ser remodelar sua estrutura para não que deixasse de acontecer. Desde o ano ado, a universidade encontrou um caminho seguro para manter a atividade, utilizando o ambiente virtual, que agora, nas outorgas de grau de quem conclui o curso no segundo semestre letivo de 2020, segue sendo utilizado.

As formaturas representam um marco na carreira dos estudantes, que se preparam ao longo dos anos de suas graduações para então embarcarem, efetivamente, no mercado de trabalho ou, ainda, na sequência de suas jornadas acadêmicas. Para a universidade, a cerimônia é um importante momento de reafirmação do seu papel social, com a formação de profissionais e pesquisadores qualificados.

De acordo com o reitor Danilo Giroldo, as outorgas de grau em modo remoto representam mais um esforço da universidade em cumprir sua função social, mesmo com as contingências que o contexto pandêmico têm imposto. “A formação de pessoas é a principal missão da universidade, e, portanto, a continuidade das cerimônias de outorga de grau, mesmo em caráter virtual, simboliza que o trabalho da Furg nunca parou, e sim, continua sendo feito com qualidade”, declarou o gestor.

Para Danilo, a responsabilidade primeira de uma universidade é a promoção da transformação social do país, por meio da formação de profissionais qualificados, o que continua acontecendo na Furg. “Nós, com esforço da Secretaria de Comunicação e de todos os demais setores envolvidos nesse processo de viabilizar as outorgas de grau online, estamos conseguindo possibilitar este momento, símbolo e garantia de que a missão social da instituição está sendo cumprida".