COLECIONADORES DE VEÍCULOS PEDEM APOIO DO PRESIDENTE DA ALRS PARA MANTER ISENÇÃO DE IPVA

-
O diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Antônio Fontoura, informou que o Rio Grande do Sul tem apenas 3.308 veículos classificados como de coleção junto ao Detran. Foto: Joel Vargas/ALRS
Na última sexta-feira (24), colecionadores de veículos antigos pediram apoio ao presidente da Assembleia, Ernani Polo (PP), para que os automóveis de coleção continuem isentos de pagamento de IPVA. Ocorre que a proposta de reforma tributária que será protocolada em agosto pelo governo do estado prevê a diminuição da faixa de isenção do imposto. O objetivo é que apenas os veículos com mais de 40 anos fiquem livres do pagamento, e não mais a partir dos 20 anos como é atualmente.
O diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Antônio Fontoura, informou que o Rio Grande do Sul tem apenas 3.308 veículos classificados como de coleção junto ao Detran. São carros com mais de 30 anos que mantêm mais de 80% dos itens originais, especialmente pintura, rodas e bancos. A entidade reivindica que esses veículos antigos não em a ser taxados.
“Os colecionadores mantêm um patrimônio histórico. Até a Unesco reconhece os carros antigos dessa forma. Além disso, dentro de uma frota com 7 milhões de veículos no Estado, os carros antigos representam apenas 0,0005% do total. O impacto na arrecadação seria muito pequeno”, argumentou.
Polo informou que encaminharia o pleito ao governador Eduardo Leite (PSDB) para avaliação. O Rio Grande do Sul tem 35 dos 208 clubes de colecionadores de veículos antigos do país. É o segundo Estado com mais sedes, atrás apenas de São Paulo.