CAMPANHA DA FRATERNIDADE É LANÇADA EM RIO GRANDE COM FOCO NO DIÁLOGO

-
O bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, abriu o diálogo entre os religiosos e falou da alegria de poder participar deste momento e da importância da discussão desse tema. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News
Em um evento reservado para convidados e imprensa, a Diocese do Rio Grande realizou a solenidade de abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, que tem como objetivo congregar as religiões cristãs para a discussão de temas importantes, como o diálogo, para a superação das polarizações e violências que atingem o mundo na atualidade. O evento foi realizado no Centro Diocesano de Pastoral, no prédio da Mitra Diocesana.
Respeitando as regras de distanciamento social, as cadeiras foram dispostas de forma que os presentes não ficassem próximos e houve, ainda, a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos. Já quem não conseguiu estar presente, teve a oportunidade de acompanhar pela página da Diocese, no Facebook, a transmissão ao vivo. A abertura foi marcada pela realização de um entre representantes das religiões cristãs.
Representando a Igreja Católica esteve o padre Leandro Pinheiro, diretor da Escola Salesiano, pela Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil, o pastor Cléber Lima, e pela Igreja do Salvador o reverendo Ramacés Hartwig. O bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, abriu o diálogo entre os religiosos e falou da alegria de poder participar deste momento e da importância da discussão desse tema.
“A campanha está se fortalecendo entre as igrejas cristãs para dizer a sociedade que precisamos nos unir em torno do diálogo. O mundo precisa acolher o outro e a sua diferença. Eu não preciso pensar igual ao outro, mas eu tenho que respeitar o que o outro pensa. Eu acho que é um tempo muito especial e que traz uma grande colaboração para Rio Grande. Tudo que fazemos unidos é mais divino, mais belo e mais bonito”, explicou Hoepers.
Na condição de representante da Igreja Católica, o padre salesiano Leandro Pinheiro também falou sobre o sentido dessa edição. “Uma campanha que retoma o diálogo retoma aquilo que é o essencial de Jesus Cristo, que busca sempre ouvir, compreender e conhecer a realidade para caminhar e intervir junto. O diálogo para nós cristãos é sempre a base de tudo e nesse tempo que a gente vive, parece que a gente deixa muito de lado o diálogo”, afirmou.
O pastor da Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil, pastor Cléber Lima, fez sua análise sobre o tema. “Nós nos sentimos imensamente gratos por participar desta atividade e daquilo a gente ainda vai realizar. O lema e o tema da campanha são eminentemente desafiadores para o nosso tempo tão conflituoso. São muitas intrigas e notícias falsas, então é um momento muito importante essa campanha para nós”, avaliou Lima.
Já o reverendo Ramacés Hartwig, representante da Igreja do Salvador, falou sobre esse momento de intolerância vivido na realidade. “A intolerância religiosa, a falta de respeito e de fraternidade se combate com educação, amor e diálogo. A Campanha da Fraternidade desse ano, mais uma vez, nos orienta a aprofundarmos esse caminho e mesmo que eu não concorde com alguma tradição, isso não me dá o direito de execrá-la ou demonizá-la”, explicou.
Confira essas e outras imagens da solenidade clicando aqui para ar um álbum especial.