ANTÔNIO AZAMBUJA NUNES – O NICO É TEMA DE LIVRO

  • Lançamento acontece no dia 6 de maio

Antônio Azambuja Nunes, o “Nico”, grande artilheiro do futebol de Rio Grande está ganhando um livro todo seu: “Nico, o bombardeador”. O jornalista Nilo Dias, que trabalhou na imprensa riograndina nos anos 1970 e 1980, vasculhou a vida de Nico, dentro e fora dos gramados.

E o resultado está nas mais de 130 páginas do livro, com 20 fotos, que tem seu lançamento confirmado para o dia 6 de maio próximo, na churrascaria Leão do Parque, a partir de 10 horas da manhã.

A revisão coube à professora Issa Duquia, gaúcha de Rosário do Sul, que reside em Criciúma - SC e pertence a uma família de esportistas. Seu pai e dois tios foram jogadores de futebol. A editoração é do jornalista, também gaúcho, Carlos Ismael Moreira, natural de São Gabriel, que trabalha no jornal Zero Hora, de Porto Alegre.

A vida de Nico, desde a sua infância até tornar-se o maior jogador de futebol da história de Rio Grande está toda contada no livro. Seus estudos no Colégio São Francisco, o tempo em que jogou no “Garotos do Parque”, um time fundado por seu pai e no qual jogava também o zagueiro Luiz Carlos Scala Loureiro.

A sua experiência no S.C. Rio Grande até a mudança para o F.B.C. Rio-Grandense, tudo está devidamente registrado. E paralelamente o torcedor vai lembrar de outros grandes valores que jogaram no futebol de Rio Grande, ao lado de Nico. Torcedores que marcaram suas vidas em favor do clube colorado. Funcionários, massagistas, roupeiros também não são esquecidos.

Nico lembra de situações que viveu no futebol. Os clubes que quiseram contratá-lo, as experiências no Pelotas e Atlântico, de Erechim. Os gols inesquecíveis que marcou, que o colocam como o maior artilheiro do futebol gaúcho em todos os tempos.

E muito mais. Nico chegava a pagar para jogar no Rio-Grandense. A dor dos amigos e ex-colegas que já partiram. Casos incríveis lembrados por ex-jogadores. O Milionários Futebol Clube que resiste até hoje. E para encerrar, depoimentos de amigos que exaltam todas as qualidades do personagem do livro.

Nico e Nilo Dias estarão presentes no evento, autografando o livro que custará R$ 50.00. O prefácio é do jornalista rio-grandino Rafael Mano Divério, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre.

Texto: Nilo Dias

Foto: Divulgação

Nenhuma TAG nesta notícia