ÁGUAS AVANÇAM E 600 PESSOAS SÃO RESGATADAS DURANTE A MADRUGADA, EM RG

  • Somente a sala de operações do Corpo de Bombeiros registrou 36 chamados de socorro, no intervalo entre às 18h de ontem e às 07h30 da manhã de hoje. Fotos: Divulgação/Papareia News

Às 02h da madrugada desta quinta-feira (16), a tábua de maré da Praticagem da Barra registrou o pico máximo das águas da Laguna dos Patos no canal de o ao Porto: 1.60 metro. Antes disso, ainda durante a noite de ontem, os volumes elevados já indicavam que o município viveria uma situação completamente diferente da vista e vivida nos últimos dias.

As águas atingiram ruas e bairros onde até então não tinha alcançado e deixou a população em estado de alerta. A ampliação do cenário de alagamentos e de risco para os moradores fez com que muitas pessoas deixassem suas residências, em uma operação de evacuação que contou o apoio da Defesa Civil, Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e de voluntários.

20240516_110439De acordo com a Prefeitura Municipal, as equipes auxiliaram no resgate de 600 pessoas e pelo menos 100 delas foram encaminhadas aos abrigos mantidos em funcionamento. A maioria dos resgates aconteceram no entorno dos bairros Lar Gaúcho, Navegantes, Salgado Filho, São Miguel e Santa Tereza.

Somente a sala de operações do Corpo de Bombeiros registrou 36 chamados de socorro, no intervalo entre às 18h de ontem e às 07h30 da manhã de hoje. O 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) vem desde o início do mês trabalhando com o efetivo reforçado, em razão da vinda de militares e viaturas de outros batalhões do estado e do país.

Pela manhã, os militares estiveram mobilizados na retirada de moradores na Rua Doutor Nascimento e arredores, na zona central, e também na Rua Visconde do Rio Grande, no bairro Cidade Nova. O vai e vem das equipes com embarcações acopladas nas viaturas é contínuo e por vezes interrompe o tráfego de veículos em frente ao quartel da corporação.

Pelas redes sociais do município, o prefeito Fábio Branco fez um agradecimento aos envolvidos na operação da madrugada. “Eu queria agradecer a todos os voluntários e equipe técnica de e e apoio, porque sem eles seria muito mais difícil. Nós estamos com as nossas equipes nas ruas fazendo com que a gente possa atender o mais rápido possível as pessoas que mais necessitam”, afirmou Branco.