AERONAVE DA FAB TRANSPORTARÁ OS CORPOS DAS VÍTIMAS DO ACIDENTE ENVOLVENDO ATLETAS DE REMO DE PELOTAS

-
Avião semelhante ao que fará o transporte dos corpos foi utilizado em uma transferência de dois adultos e três crianças de Rio Grande para hospitais da região metropolitana, durante as enchentes do mês de maio. Foto: Rodrigo de Aguiar/Arquivo Papareia News
Está previsto para o início da madrugada desta terça-feira (22) a chegada a Pelotas dos corpos das vítimas do acidente envolvendo a van que transportava integrantes do projeto “Remar Para o Futuro”. Os sete jovens, o treinador da equipe e o motorista morreram em um acidente, na noite de ontem, na BR 376, em Guaratuba, no Paraná, quando retornavam de São Paulo, após participação vitoriosa no Campeonato Brasileiro Unificado.
O transporte das urnas funerárias será realizado pela aeronave C-105 Amazonas, integrante do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação, conhecido como Esquadrão Arara da Força Aérea Brasileira (FAB). Na manhã de hoje (21), após a conclusão do resgate, os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba, responsável pelos procedimentos de liberação para sepultamento.
De acordo com nota encaminhada pela assessoria de imprensa da FAB, a decolagem do aeroporto da capital paranaense está prevista para as 23h e o pouso no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, em Pelotas, deve acontecer por volta de 00h30. Uma aeronave semelhante foi utilizada na transferência de dois adultos e três crianças de Rio Grande para hospitais da região metropolitana, durante o período das enchentes de maio.
O velório coletivo será realizado na sede do Centro Português de Pelotas, local que serviu como ponto de concentração para familiares e amigos, em um dos dias mais difíceis da história de Pelotas e do Rio Grande do Sul como um todo. A prefeita Paula Mascarenhas, que acompanhou atentamente os desdobramentos da segunda-feira, decretou luto oficial de sete dias no município.
“Com uma dor profunda, recebi a notícia da perda de parte da delegação do Projeto Remar para o Futuro, que havia participado de um campeonato em São Paulo. Eles partiram de forma inesperada, deixando uma dor imensa em todos nós. Que possamos encontrar consolo nas lembranças que eles nos deixaram, e na esperança de que seu legado de amor, determinação e companheirismo continue vivo em cada um de nós, inspirando nossas ações e nossas vidas”, escreveu ela em seu perfil oficial no Instagram.