6º GAC PREPARA LOGÍSTICA PARA INCLUSÃO DE NOVOS RECRUTAS A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

-
Diferentemente dos anos anteriores, dessa vez o número de candidatos que declararam o interesse de servir ao Exército foi muito grande. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News
Está prevista para a próxima segunda-feira a incorporação de 181 jovens que formarão o efetivo do serviço militar obrigatório do 6° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) em 2021. Mesmo com a decretação de bandeira preta em todo o estado, a unidade militar já está preparada para receber os novos recrutas observando todos protocolos de saúde.
De acordo com o comandante do 6° GAC, tenente-coronel Pedro Ivo de Almeida Silva, os alojamentos já foram organizados de modo a obedecer o distanciamento social, assim como os demais setores do quartel. "Assim que os soldados acordarem, às 06h da manhã, será feita a limpeza dos alojamentos. O mesmo acontecerá à noite antes da chegada dos recrutas", explicou.
Esse ano, por conta do avanço da pandemia não será realizada a tradicional solenidade de ingresso, onde o recruta mais jovem abre o portão do quartel na presença dos familiares de cada um dos futuros soldados. As aulas serão ministradas aos novos militares no pátio da instituição, debaixo de estruturas de lona cedidas pelo comando do 5° Distrito Naval (DN) que totalizam um espaço de 200 metros quadrados.
Ainda conforme Pedro Ivo, foram adquiridos testes para todos os recrutas e automaticamente todos eles e seus instrutores ficarão em isolamento no internato. No período de três semanas, serão ministradas as instruções necessárias para a formação do combatente básico e nenhum deles terá contato com o ambiente externo para evitar contaminações.
Durante o internato, serão realizados testes aleatórios nos integrantes dos pelotões para garantir a segurança sanitária. O setor de logística do 6º GAC também fez a aquisição de 400 máscaras de proteção individual que serão readas aos futuros soldados para utilização durante a realização das atividades.
Entre os dias 5 e 9 de abril está prevista a realização do chamado campo básico, que acontecerá a partir de cedência de uma área de uma empresa de loteamento do município. Antigamente, essa instrução era realizada em uma fazenda distante 40 km da zona central, o que permitirá economia de combustível e de materiais.
Para esta atividade, que encerra o período de formação do combatente básico e antecede a qualificação de artilharia, os pelotões foram reduzidos para 30%, a fim de evitar aglomerações e permitir que todos em pela instrução em segurança. Os cuidados com os protocolos já vinham sendo observados desde o momento da seleção dos jovens, no decorrer de 2020.
Diferentemente dos anos anteriores, dessa vez o número de candidatos que declararam o interesse de servir ao Exército foi muito grande, tanto que foi possível remanejar uma parcela desses jovens para Quaraí, Jaguarão e Dom Pedrito, cidades que tradicionalmente possuem dificuldades para a incorporação.